Página inicial  >Meta diz que responderá ainda hoje questões da União sobre mudanças na política de checagem
Meta diz que responderá ainda hoje questões da União sobre mudanças na política de checagem

Meta diz que responderá ainda hoje questões da União sobre mudanças na política de checagem

Meta diz que responderá ainda hoje questões da União sobre mudanças na política de checagem

A Meta – empresa responsável pelo Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads – comunicou à Advocacia-Geral da União (AGU) que responderá dentro do prazo as questões sobre alterações na política de checagem das publicações de usuários. A mensagem foi enviada pelo escritório Tozzini Freire Advogados, na tarde desta segunda-feira (13), confirmando o recebimento da notificação extrajudicial pela big tech e informando o cumprimento. O prazo acaba hoje.

Na sexta-feira (10), a AGU enviou à Meta notificação extrajudicial solicitando esclarecimentos sobre as alterações no programa de checagens de fatos nas redes sociais da empresa. A notificação estabelecia prazo de 72 horas para a chegada das informações.

De acordo com a AGU, a manifestação será apreciada pela equipe da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD) e também discutida em reunião técnica que deverá ocorrer ainda esta semana, com a participação de representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). Somente após essa análise, a AGU, em conjunto com os demais órgãos, decidirá quais serão os próximos passos em relação ao assunto.

A AGU questionou à Meta sobre quais medidas vêm sendo tomadas para proteção dos direitos fundamentais e para coibir violência de gênero, proteção contra crianças e adolescentes, prevenção contra racismo, homofobia e transfobia, prevenção contra suicídio e discurso de ódio, por exemplo.

A AGU também solicitou que a big tech informe novo canal específico para apresentação das denúncias contra violações a direitos fundamentais, diante das novas diretrizes que flexibilizaram a política de checagem da empresa.

Requereu, ainda, que fosse esclarecido se haverá divulgação de relatório de transparência sobre a checagem de desinformação realizada por notas da comunidade – entre os dados solicitados pela AGU, estão a diversidade de colaboradores.

Na semana passada, o dono da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que está descartando seu programa de verificação de fatos de terceiros e substituindo-o por um programa de Notas da Comunidade escrito por usuários, semelhante ao modelo usado pela plataforma de mídia social X, de Elon Musk.

Fonte do artigo:sorteios timemania